O País – A verdade como notícia

BNI mobilizou USD 262 milhões para empresas públicas

Várias empresas públicas que operam nos sectores de energia e de hidrocarbonetos (gás e petróleo) beneficiam de fundos na ordem de USD 262 milhões, mobilizados pelo BNI junto dos parceiros, indica o Relatório e Contas de 2018.

A instituição destaca ainda, que definiu como prioridade das suas acções comerciais, o aumento do volume de operações bancárias, que resultaram no incremento da sua carteira de crédito em cerca de 28%, para cerca de 1.9 bilião de meticais, face a 2017.

Porém, alguns indicadores-chave do desempenho do BNI recuaram em 2018, relativamente ao exercício económico do ano anterior. Os resultados líquidos (lucros), por exemplo, registaram uma ligeira diminuição para 182.3 milhões de meticais, contra 187.8 milhões de meticais registados em 2017.

Os accionistas deste banco, que funciona como instituição de desenvolvimento e de investimento do Estado, justificam que o recuo dos lucros, deveu-se a dedução dos impostos sobre os rendimentos diferidos na ordem de 9.4 milhões de meticais.

Já o passivo (carteira em dívida), segundo o Relatório e Contas do BNI, situou-se nos 4.420,15 milhões de meticais, correspondente a um crescimento de 30% (mais de 786 milhões de meticais) face ao valor registado no período homólogo.

Entretanto, e apesar do recuo dos lucros em 2018, o Conselho de Administração desta instituição financeira, liderada por Tomás Matola, faz um balanço positivo do desempenho do banco.

“Os resultados positivos do desempenho do banco em 2018 revestem-se de um significado digno de realce. Foram alcançados num contexto macroeconómico ainda caracterizado por um conjunto de adversidades com impacto negativo no sistema financeiro nacional”, refere o Conselho de Administração do BNI.

 

PERSPECTIVA PARA 2019

Para este ano, o BNI reitera o compromisso de manter a estratégia corporativa e de negócio, orientada na maximização dos resultados.

Essa estratégia, será através da melhoria contínua da eficiência operacional, diversificação e aperfeiçoamento das fontes da receita, melhoria da robustez do balanço e aprimoramento dos processos de gestão de risco de capital.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos