O País – A verdade como notícia

BNI lança linha de crédito para financiar projectos em Tete

O Banco Nacional de Investimentos (BNI) e a Agência Vale do Zambeze lançaram, hoje, na cidade de Tete, uma linha de crédito para financiamento de projectos de agro-negócios e empreendedorismo. A linha é de 400 milhões de meticais e deverá abranger todas as províncias da região centro do país.
A linha de crédito é destinada aos recém-graduados das escolas técnico-profissionais nas áreas de agro-negócios e pequenas e médias empresas vocacionadas na cadeia de valor de produtos como a batata Reno, arroz, feijões e hortícolas.
Os beneficiários deverão ter desembolsos de valores entre 800 a um milhão e duzentos mil meticais, a uma taxa de juro entre 5 e 10 por cento.
Para o Presidente do Conselho de Administração do BNI, Tomás Matola a taxa a ser aplicada visa garantir que haja reembolso dos valores.
A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, que vai implementar a iniciativa, diz que pretende-se com a mesma potenciar o sector empresarial.
Por seu turno, o Governador de Tete, Paulo Awade, que procedeu o lançamento oficial da linha de crédito pediu aos presentes a não confundirem os empréstimos a serem concedidos com o Fundo de desenvolvimento distrital centralmente alocado aos distritos, cujos níveis de reembolso estão aquém do desejado.
O projecto vai ser implementado em toda a região que compreende o vale do Zambeze, nomeadamente as províncias de Tete, Zambézia, Sofala e Manica.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos