O País – A verdade como notícia

BNI com fraca capacidade de financiamento 

O Banco Nacional de Investimentos (BNI) tem um défice de cerca de 10 mil milhões de Meticais para responder aos pedidos de financiamento. Na resposta à COVID-19, por exemplo, o banco concedeu apenas créditos no valor de 1.6 mil milhões de Meticais, num cenário em que tinha mais de 11 mil milhões em pedidos.

A informação foi tornada pública hoje, durante a reunião ocorrida no espaço do BNI, entre a comissão executiva do BNI e a comissão do plano e Orçamento da Assembleia da República, presididas por Tomás Matola e António Niquisse, respectivamente.

Sucede que o BNI, que é detido maioritariamente pelo Estado moçambicano, cuja principal função é garantir financiamento a Pequenas e Médias empresas com taxas de juro mais baixas em relação aos bancos comerciais, não consegue cumprir com este quesito.

O problema, segundo o Presidente do Conselho Executivo, Tomás Matola, é que o Estado não tem financiado as suas operações.

“O grande desafio que nós temos é o facto de sermos um banco de desenvolvimento e enquanto não recebermos fundos públicos para financiar a economia e a taxa de juros baixas, temos que nos financiar no mercado e a preços do mercado”, disse o gestor.

Isto é, o BNI irá buscar financiamento nos bancos comerciais, por forma a dinamizar empresas que necessitem de fundos, no entanto as taxas a serem aplicadas serão ao mesmo nível que as dos bancos comerciais, o que vai contra os princípios da criação deste banco.

Tomás Matola acrescentou que “mas ainda assim conseguimos produzir resultados positivos e achamos que, no dia que as condições do país melhorarem e o Governo estiver à altura para disponibilizar ao banco recursos para passarmos às empresas, os resultados serão ainda muito maiores”.

A incapacidade do BNI em responder à demanda foi mais notável durante o pico da crise causada pela pandemia da COVID-19, mas também pelas cíclicas ocorrências de fenómenos naturais, que colocaram muitas empresas em estado de necessidade.

“A distribuição dos fundos da linha COVID-19, por sectores, o Turismo beneficiou-se de 7% e há outros que também se beneficiaram. Mas não deu para todos, há aqueles que tiveram e outros não, por isso é normal reclamarem. Nós tínhamos 1.6 mil milhões e recebemos propostas que perfazem 11.1 mil milhões, portanto um défice de cerca de 9.5 mil milhões de Meticais”.

Neste período, o BNI dividiu o valor que tinha disponível para projectos que respondiam aos critérios apresentados, que mostravam possibilidade de reaver o valor do financiamento. Foram abrangidos sectores como transporte, indústria transformadora, agricultura, comércio, entre outros.

O Presidente do Conselho Executivo do BNI, que falava no quadro da visita à instituição Comissão Parlamentar do Plano e Orçamento assegura, contudo, que a corporação nunca se curvou às adversidades.

“A situação económica da empresa é, sem dúvidas, saudável. De forma acumulada o banco já gerou um lucro de cerca de 1.3 mil milhões de Meticais e tem estado a pagar dividendos, ao longo dos anos, percentagens que variam entre 10 e 30 por cento, para sinalizar o accionista que ainda que não estejamos a receber financiamento do Estado, este é um projecto viável e que gera lucros”.

Por seu turno, o Presidente da comissão do Plano e Orçamento, António Niquice, diz que o BNI não deve se prender apenas ao financiamento do Governo.

“O BNI tem, para além da fonte primária de financiamento, tem como recorrer a parcerias com a banca internacional e outras instituições financeiras, por forma a viabilizar os seus projectos”, disse António Niquice.

Niquice disse que a sua delegação sai satisfeita deste encontro pois percebeu que a empresa está sendo bem gerida e “acredito que com os recursos que o país possui, da indústria de oil no gás, provavelmente pode haver uma injecção adicional, sobretudo sob os projectos estruturantes”.

O Banco Nacional de Investimentos iniciou as suas actividades em 2011, com um capital social de 2.2 mil milhões de Meticais. Em 2020 a empresa valia cerca de 9.1 mil milhões e, para 2022 perspectiva atingir mais de 10 mil milhões de Meticais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos