O País – A verdade como notícia

BMM vai introduzir certificado que facilita crédito aos agricultores

A agricultura é dos sectores menos apetecíveis para emprestar dinheiro, por representar elevados riscos de incumprimento. Mas o fraco financiamento a esta actividade pode ter dias contados, já que a Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM) pretende introduzir o Certificados de Depósitos, documento que deve ser emitido por esta entidade em benefício dos agricultores e outros intervenientes na cadeia de comercialização. A informação foi, hoje, revelada, pelo PCA da BMM, António Grispos.

O Certificado de Depósitos deve ser remetido às instituições de crédito contendo informações sobre a quantidade e qualidade dos produtos que servirão como garantia para obter financiamento.

Numa primeira fase, o Certificado de Depósitos estará associado a quatro bancos da praça, que vão aplicar taxas de juro bonificadas, de entre 15 e 18%, aos que buscarem financiamento para agricultura por esta via.

A BMM também junta-se ao empresariado, através da Confederação das Associações Económicas, CTA, para apoiar o desenvolvimento da agricultura. Ainda não há nada de concreto, mas pretende-se uma intervenção em toda a cadeia de valor.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos