O País – A verdade como notícia

BM sanciona instituições de crédito e operadores financeiros

O Banco de Moçambique (BM) sancionou sete instituições de crédito, quatro sociedades financeiras e nove operadores financeiros ilegais, devido à violação de disposições previstas na Lei das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras; de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo; do Sistema Nacional de Pagamentos e do Código do Mercado de Valores Mobiliários.

Para as instituições de crédito nomeadamente: BancABC, BCI, Standard Bank, First Capital Bank, Socremo e Bayport Financial Services, as multas aplicadas variam de oito milhões de meticais a sessenta e quatro milhões e quatrocentos mil meticais.

Nas sociedades financeiras nomeadamente: Mundo de Câmbios, Carteira Móvel, Casa de Câmbios de Xai-Xai e M-Mola, as sanções estão entre um milhão e quatrocentos mil meticais e quatrocentos mil meticais. A sociedade mais sancionada é a Mundo de Câmbio, Lda.

Já as multas que recaem sobre os operadores financeiros ilegais, nomeadamente: Julicardo Hermínio António, Milton Fidelis Elias, Anabela Joaquim, Domingos Arcanjo, Sara Simone Malobole, Orpa Nelsa Estevão Manjate, Arcélio Carlos Tivane, Elvis Lourino Chadreque  e Paulo Carlos Tivane, estão entre três milhões, cento e noventa mil e quarenta e cinco meticais e duzentos e cinquenta mil meticais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos