O País – A verdade como notícia

BioNTech opõe-se à produção de vacinas contra COVID-19 em África

Foto: DW

O laboratório BioNTech, parceiro da Pfizer no desenvolvimento da primeira vacina contra a COVID-19, está a opor-se à produção de vacinas por empresas farmacêuticas de África. A denúncia foi feita na quarta-feira numa publicação de um jornal britânico especializado em assuntos medicinais.

Segundo o artigo publicado, conjuntamente com o jornal alemão Die Welt e o The British Medical Journal, um jornal britânico especializado em assuntos da medicina, o laboratório BioNtech contratou serviços da Fundação kENUP, para fazer uma consultoria sobre a viabilidade de produção de vacinas contra a COVID-19 em África.

Segundo o Notícias ao Minuto, a consultora alegou que o centro de transferência de tecnologia da Organização Mundial de Saúde, sediado na África do Sul, que está a tentar criar uma vacina contra a doença, através da tecnologia mRNA, a ser fabricada por empresas africanas, tem poucas probabilidades de sucesso.

Documentos obtidos pelo The British Medical Journal evidenciam o plano da BioNtech de implantar fábricas e enviar a tecnologia mRNA, em contentores marítimos da Europa para África, além de sugerir uma nova via regulamentar de aprovação das vacinas destas fábricas.

Num documento enviado ao Governo sul-africano após visitar o país, em Agosto de 2021, a consultora da BioNtech afirmou que a actividade do centro de transferência de tecnologia da Organização Mundial da Saúde deveria ser interrompida por receios de infracção de patentes.

Lançado em Junho de 2021, o centro de transferência de tecnologia da Organização Mundial da Saúde, utiliza informação publicamente acessível para recriar a vacina desenvolvida pela Moderna, a fim de ensinar empresas e cientistas de todo o continente a utilizar a tecnologia do mRNA.

Se for conseguido o desenvolvimento de uma vacina comparável, com êxito nos respectivos ensaios clínicos e a aprovação dos reguladores, o fabrico industrial dos imunizantes vai avançar.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos