O País – A verdade como notícia

Bibimoney facilita transacções através de serviços móveis

Usuários de diferentes operadoras de telefonia poderão efectuar transacções de valores, através de serviços móveis, numa só plataforma. Para o efeito, foi lançado, ontem, em Maputo o dispositivo que irá facilitar o processo, a Bibimoney Mozambique.

A iniciativa surge numa altura em que utilizadores de telefonias efectuam transacções apenas com clientes de operadoras compatíveis. A ideia é fazer transacções de valores, pagamentos de serviços, através de um simples telefone, sem distinção da operadora.

O projecto irá abranger todos os distritos do país. E, a respeito disso, a académica Celina Come entende que há necessidade de se olhar o país no seu todo, tendo em conta a cobertura de utilizadores de tecnologia. Só assim é que se pode falar em finanças com recurso à tecnologia.

"Tenho experiências de casos que Moçambique pode avançar no uso de contas móveis. Basta que nos lembremos que quase a metade da população moçambicana tem acesso ao telefone. E sentimos que grande parte está aderir aos serviços bancários móveis. E é possível aliarmos pagamentos de outros serviços através do telefone", afirma Celina Come.

Fizeram parte da cerimónia de lançamento, representantes de operadoras, economistas, seguradoras, entre outras figuras.

Refira-se que em África, países como Malawi, Tanzânia, Quénia, Nigéria, entre outros, já estão ligados à plataforma.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos