O País – A verdade como notícia

Betinho Jaime defende urgência na eleição dos governadores provinciais

O presidente da Assembleia Provincial da Zambézia, Betinho João, defende urgência na eleição dos governadores provinciais. Betinho diz que o facto de os governadores serem nomeados e as Assembleias Provinciais eleitas, o respeito do Governo para com aquele órgão deliberativo é menor.

Betinho Jaime sustenta sua abordagem pelo facto do Governo Provincial da Zambézia ter submetido a proposta do Plano Económico e Social referente a 2018, primeiro ao conselho de ministro para depois ser debatido na assembleia provincial. A lei 5/2007 de 9 de Fevereiro prevê o contrário. Ou seja, o Plano Económico e Social primeiro deve ser debatido ao nível da assembleia provincial, depois da aprovação e submetido ao conselho de ministro.

O Presidente da Assembleia Provincial defende que só a eleição dos governadores provinciais pode acabar com esta situação.

No mês de Outubro, a bancada da Renamo por sinal a maioria da Assembleia Provincial da Zambézia, reprovou o Plano Económico e Social do governo da Zambézia referente a 2018.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos