O País – A verdade como notícia

Benjamim Pedro João organiza antologia de contos com autores emergentes

Escritores emergentes de Moçambique é o título da antologia de contos que reúne textos de 10 autores. Organizada pelo escritor Benjamim Pedro João, a obra literária pretende promover os textos dos que não têm possibilidade de publicar um livro.

Ao fim de quatro anos, finalmente, Benjamim Pedro João irá lançar a antologia de contos Escritores emergentes de Moçambique. A obra literária é constituída por 118 páginas e reúne textos de 10 autores. Entre eles, Miguel Ouana, Domingos do Rosário Artur, David Bene, Justino Monjane, Egas Viegas e Rachid Sulemane.

Para o organizador da antologia, Benjamim Pedro João, esta é uma forma de contribuir para criar possibilidades de os autores emergentes exporem a sua criatividade. “Eu achei melhor juntar os autores porque, muitos deles, encontram-se a viver fora de Maputo, sem oportunidades de publicar os seus próprios textos”, afirmou o escritor organizador da antologia.

Ao inspirar-se na difícil condição dos autores ainda emergentes, Benjamim Pedro João assume um objectivo claro: “Promover a literatura moçambicana. Hoje temos falado de descentralização e, pessoalmente, acho muito bom diversificarmos a edição literária e explorar a criatividade de todos aqueles autores talentosos, mas nunca foram editados em livro”, reforçou.

A obra literária Escritores emergentes de Moçambique, essencialmente, reúne contos fantásticos e de origem tradicional, explorando a riqueza da oralidade de vários grupos etnolinguísticos moçambicanos.

Ainda sem data definida, a cerimónia de lançamento da antologia edita pela Tarymba irá acontecer na Cidade de Chimoio.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos