O País – A verdade como notícia

Benedito Sapane diz que é preciso mudar a ideia de que o exame é um método punitivo

É preciso mudar a ideia de que o exame é um método punitivo, e olhá-lo como um mecanismo de avaliação. Este posicionamento é do Professor Doutor Benedito Sapane, que não se opõe a abolição da dispensa, mas considera que a elaboração do exame deve ser responsabilidade de cada escola.

O novo Regulamento de Avaliação do Ensino Geral entra em vigor dentro de dois dias. No número dois do artigo 83, a lei prevê que todos os alunos da 5ª, 7ª, 10ª e 12ª classes sejam submetidos aos exames. A medida é bem vista pelo especialista em Educação, Benedito Sapane, mas que alerta para a necessidade de se rebuscar o verdadeiro conceito de exame.

SAPANE considera que é necessário descentralizar o processo de produção de exames e dar esse poder aos professores, afinal ninguém conhece melhor os alunos.

Sobre o sistema de progressão por ciclos de aprendizagem, o Director do Centro de Estudos e Políticas Educativas na Universidade Pedagógica entende que os encarregados de educação não devem ser chamados só no final do ano para decidir se seu educando deve ser retido ou não.

Benedito Sapane julga que toda mudança visa melhorias, mas alerta que é preciso envolver mais os professores para tornar o processo democrático e eficaz.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos