O País – A verdade como notícia

Beira terá Estádio Municipal

Arrancaram oficialmente ontem, no populoso bairro da Munhava, na cidade da Beira, as obras de construção de um Estádio Municipal. Com efeito, a primeira pedra foi lançada pelo presidente do Município da Beira, Daviz Simango, exactamente no local onde existe actualmente o campo de futebol da Munhava.

As obras estão avaliadas em cerca de 94 milhões de meticais, valor a ser financiado pela edilidade.

As mesmas irão decorrer de forma faseada e, na primeira fase, serão implantadas a relva, que será natural, as bancadas, os balneários e infra-estruturas comerciais, isso até Agosto de 2018.

Daviz Simango, presidente do Conselho Municipal da Beira, explica as razões que ditam ao faseamento da construção do Estádio Municipal. “Por causa dos custos, o que vamos fazer no início é edificar fundações que terão capacidade para suportar até 8 mil assentos. Contudo, até Agosto de 2018, serão construídos apenas três mil e todas as outras infra-estruturas bases para o estádio acolher partidas de futebol, como por exemplo, a relva, que será natural, e os balneários”, disse.

Ainda numa primeira fase, o estádio estará equipado com outras infra-estruturas, como lojas e uma estação de reabastecimento de combustível.

Os rendimentos da exploração e arrendamento destas infra-estruturas anexas ou adstritas ao estádio servirão para manutenção do mesmo, segundo disse Daviz Simango, no final da cerimónia.

Para facilitar a movimentação de pessoas e viaturas em redor do futuro Estádio Municipal, os acessos à esta área serão redimensionados e serão abertas novas rodovias.

17 casas destruídas para dar espaço ao Estádio

E, para garantir a execução das obras, o Município destruiu 17 casas que existiam em redor do campo, que eram infra-estruturas municipais, e outras 10 serão igualmente destruídas e as famílias estão a ser indemnizadas e reassentadas.

O actual campo da Munhava é usado para acolher jogos recreativos envolvendo atletas de diferentes idades que estão apreensivos com a construção de um novo estádio no local.

Mário, residente na Munhava, disse estar expectante que esta infra-estrutura possa ajudar a desenvolver o futebol, não só na cidade, mas na província de Sofala e no país. “Quero felicitar a iniciativa do Conselho Municipal, embora isso traga outras inquietações, tais nossas actividades desportivas, enquanto decorre a construção do novo campo. Para dizer que estamos meio tristes, porque vamos ter que parar ou procurar outros locais, mas estamos felizes, porque vai nascer aqui um novo estádio”, disse Mário, praticante do futebol no campo da Munhava.

Cumprimento da promessa falhada ano passado

As obras estão a ser executadas por uma construtura nacional, João Sarmento, que garantiu que dentro de um ano a primeira fase estará concluída.

Recorde-se que, ano passado, o Conselho Municipal desviou os fundos que haviam sido angariados para a construção do Estádio Municipal, para a resolver problemas de erosão costeira que ameaçava prejudicar a cidade.

Mas a promessa de construção do Estádio Municipal não tinha sido esquecida, tendo sido cumprida esta segunda-feira com o lançamento da primeira pedra para construção do recinto desportivo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos