O País – A verdade como notícia

Beira já tem mercado grossista que vai descongestionar Goto e Maquinino

A cidade da Beira conta, desde esta terça-feira, com um mercado grossista localizado no bairro Cerâmica, a cerca de 20 quilómetros do centro da cidade. O mercado, cuja construção custou oito milhões de meticais, foi erguido no âmbito das medidas de prevenção da COVID-19.

O mercado foi projectado em meados do ano passado pelo então presidente do município da Beira, Daviz Simango, e foi baptizado com o seu nome, cujo objectivo é descongestionar Goto e Maquinino, dois principais mercados da cidade da Beira, sendo o primeiro informal e o segundo formal.

A iniciativa surgiu quando os primeiros casos da Covid-19 foram registados na cidade da Beira, em Maio do ano passado. As primeiras recomendações das autoridades da Saúde passavam pelo cumprimento rigoroso do distanciamento físico, o que, nos referidos mercados, não se verificava por falta de espaço, por isso a decisão de construir o mercado grossista.

Refira-se que, há cerca de três semanas, as autoridades em Sofala removeram todas as bancas que estavam localizadas ao longo da Avenida Armando Tivane, contíguas aos referidos mercados, com vista a evitar aglomerados e os vendedores foram todos encaminhados para o interior de Goto e Maquinino.

A entrada em funcionamento do mercado grossista deixou, naturalmente, felizes os beneficiários, mas clamam por segurança e melhoria do piso.

“Boa iniciativa. Infelizmente, ela peca porque não há segurança neste local e a possibilidade de sermos assaltados por malfeitores e ver os nossos produtos a serem roubados é muito grande, por isso apelamos às autoridades para apostarem rapidamente em medidas de protecção”, exortou Admiro Zunguze, representante dos vendedores.

O edil da Beira, Albano Carige, a quem coube a inauguração do empreendimento, garantiu que o piso será melhorado e que já há contactos junto da PRM para a construção de um posto policial.

Enquanto o edifício não for construído, a PRM garantiu que uma equipa móvel estará permanentemente no local para garantir a ordem e segurança públicas. O mercado grossista foi construído pelos fundos da edilidade, avaliados em cerca de oito milhões de meticais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos