O País – A verdade como notícia

Beira foi a cidade mais cara do país nos primeiros três meses de 2019

Beira foi a cidade mais cara do país no fecho do primeiro trimestre deste ano, ao registar uma subida de preços na ordem de 4,13%, contra 1,26% de Maputo e 0,65% de Nampula.

No geral, e de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, nos primeiros três meses de 2019, o país observou uma inflação de 1,63%, uma desaceleração em 0,11 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, período em que a subida geral de preços situou-se nos 1,74%.

As divisões de alimentação, bebidas não alcoólicas, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, foram as responsáveis pela tendência geral de subida de preços.

O mês de Março foi o pico da inflação, ao longo do primeiro trimestre deste ano, com o custo de vida a aumentar para 0,67%.

Da análise da inflação mensal por produto, destaca-se a subida de preços do tomate em 10,6%, electricidade (21,7%), carvão (6,3%), cebola (6,5%), feijão manteiga (4,4%), couve (4,6%) e das consultas em clínicas (5,1%). Estes contribuíram no total da inflação mensal com cerca de 0,55 pontos percentuais positivos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos