O País – A verdade como notícia

Beira conta desde hoje com laboratório de exames de carga viral

A cidade da Beira já conta com um laboratório de referência de biologia molecular com capacidade para realizar 10 mil exames de carga viral por mês, avaliada em 150 mil dólares e que tem em vista melhorar a assistência médica a população das província de Sofala e Tete.

O laboratório de biologia molecular  que foi inaugurada na manhã desta terça-feira, pelo governador da província de Sofala, Alberto Mondlane, permite realizar exames de carga viral que determina a quantidade de vírus de deficiência humana no organismo. Trata-se de uma medida importante para determinar a resposta dos medicamentos anti-retrovirais no organismo do paciente e no diagnóstico precoce para as crianças.  

Com esta iniciativa o sector de saúde pretende melhorar os cuidados de prestação de saúde, assegurar a redução de doenças e de mortes prematuras assim como conquistar a confiança e adesão  da comunidade nos programas de saúde.

O laboratório terá a capacidade para realizar cerca de 10 mil exames de carga viral por mês.

Antes da instalação do laboratório a testagem decorria no mesmo recinto, sem requisitos que respondam aos padrões internacionais recomendados para um laboratório de biologia molecular, perigando as condições humanas e de qualidade de testagem. Com este unidade especial de saúde, Moçambique passa a contar com 15 laboratórios de biologia molecular. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos