O País – A verdade como notícia

Beira conta com uma estação móvel de tratamento de água

A cidade da Beira conta desde hoje com uma estação móvel de tratamento de água doada por uma empresa portuguesa, que irá beneficiar cerca de três mil famílias.  

A estação móvel de tratamento de água foi montada no bairro da Manga, na zona da six mile.  Com o mesmo, cuja aquisição e montagem custou cerca de meio milhão de euros, disponibilizados por uma empresa de águas de Portugal, no âmbito da solidariedade  para com as vítima do Idai,  cerca de três mil famílias residentes nesta área passarão a consumir agua potável.

O sistema foi montado nas imediações da lagoa denominada Nhone, uma lagoa de regime constante e com capacidade para ligações domiciliares.  

“O sistema funciona de uma forma simples como outras estações de tratamento, tem a fase de captação, decantação e pré tratamento, depois disso é que se faz o tratamento para sair água”, explicou Altino MaviLe do FIPAG.

O sistema móvel de tratamento de água que numa primeira fase irá funcionar na base de um gerador, foi inaugurado pelo governador de Sofala e pelo Ministro Português do ambiente. A captação da água na lagoa e o tratamento está a ser feito em função dos níveis do reservatório.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos