O País – A verdade como notícia

Bazaruto com oito concessões da terra não exploradas

Foto: O País

Considerado um dos melhores destinos turísticos do mundo, Bazaruto atrai investidores e turistas. No âmbito da exploração turística desta região insular, o Governo aprovou 13 concessões de terra para investimento, algumas há mais de 10 anos, mas grande parte nunca foi aproveitada.

São no total oito concessões que não estão a ser exploradas, sendo uma na Ilha de Santa Carolina, uma na Ilha de Benguera, cinco na Ilha de Bazaruto, por sinal a maior de todas, e uma na Ilha de Bangue

Sobre esta última, o administrador do Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, Armando Nguenha, revelou que não se recomenda nenhum tipo de investimento naquela Ilha, por se tratar de um lugar instável. É que a pequena Ilha sofre com a erosão provocada pelas águas do mar e, em dias de maré alta, a água da praia invade a terra.

Não há aproveitamento num dos pedaços de terra mais cobiçados do mundo e, por isso, as autoridades deixam de ganhar dinheiro.

“É claro que isso nos prejudica, porque, primeiro, os donos das concessões não estão a pagar o que devem ao Estado; segundo, eles nunca investiram, então os turistas não podem ir para lá, estamos a perder dinheiro duas vezes”, acrescentou Nguenha, lamentando tal situação.

Recentemente, o Governo ganhou, no Tribunal Administrativo, um processo no qual pretendia reaver uma concessão na Ilha de Santa Carolina, onde está aquele que, em tempos, foi um dos maiores hotéis do país, mas não funciona há muitos anos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos