O País – A verdade como notícia

Batata reno está a apodrecer no Mercado Grossista do Zimpeto

Foto: O País

Como consequência do fraco movimento registado nos últimos dias de Dezembro último e nestes primeiros dias do ano 2022, a batata reno está a apodrecer no Mercado Grossista do Zimpeto. Para minimizar os prejuízos, os vendedores baixaram os preços.

Como tem sido habitual após as festas, muitos importadores e revendedores de batata reno no Mercado Grossista do Zimpeto, Cidade de Maputo, estão a registar prejuízos. Alguns importaram muita batata e agravaram o preço na quadra festiva, mas agora está em queda. Contra toda expectativa, mais uma vez a procura baixou. Para salvar o pouco que resta, Zefanias Mazive optou por reduzir o preço.

“O preço do produto não subiu tanto assim, não estava tão caro, mas as pessoas não estão a comprar como na quadra festiva. Ultimamente, não há falta de produto, temos batata e cebola nacional, mas não compram. Quando chega este período, cada vendedor tenta ganhar alguma coisa, então na nossa cabeça ainda existe aquela ideia de que é Dezembro e temos que ter mais lucro e elevar o negócio e acabamos por ter quedas”, disse Mazive.

Joaquim Manhique já contabilizou cerca de dois mil quilogramas que teve de tirar do seu camião para o lixo. “Em Dezembro, compraram, mas, do dia 31 de Dezembro até cá, não compram. E quanto ao preço, um saco de batata que estava a 280 agora baixou para 170 Meticais”, referiu.

 

LIXO ATENTA CONTRA SAÚDE NO GROSSISTA

Se por um lado há batata a apodrecer e o preço em baixa, por outro há imundície que está a atentar contra a saúde pública dos utentes – há montões de lixo e água estagnada que causam mau cheiro.

Luísa Manjate diz não compreender como é que um mercado daquela dimensão e com dinheiro que gera diariamente não consegue remover o lixo. “Estamos mal com este lixo; tentaram removê-lo, mas não conseguiram e estamos aqui sem saber o que fazer”, disse Manjate.

Maria Júlio, utente do mercado, diz estar assustada com o nível de imundície que assola o mercado. “Isto é perigoso para a nossa saúde, muito lixo e muita água suja. Há risco de contrairmos doenças aqui”, alerta.

Sem gravar entrevista, a Direcção do Mercado Grossista do Zimpeto garantiu que vai remover aquela imundície.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos