O País – A verdade como notícia

Bases da Frelimo saúdam aposta em Nyusi para liderança do partido

Os membros da Frelimo em Tete enalteceram a decisão da Comissão Política de candidatar, por unanimidade e aclamação, Filipe Nyusi para a condução dos destinos do partido.

Falando em nome do Secretariado do Comité Provincial, dos membros, simpatizantes e da população da província em geral, Fernando Bemane, primeiro secretário provincial da Frelimo, disse que a decisão da Comissão Política vai ao encontro das expectativas destes, tendo em conta a obra gigantesca de Nyusi nos dois anos e meio do seu mandato.

Segundo afirmou, essa obra traduz-se, por exemplo, na busca de soluções e fórmulas adequadas e eficazes para a paz efectiva, bem como na restauração da economia nacional, desafio ao abrigo do qual Nyusi tem, incansavelmente, apelado para a necessidade do aumento da produção e da produtividade.

Bemane sublinhou que, nos dois anos e meio de mandato, mercê, sobretudo, do envolvimento pessoal e directo do Presidente Filipe Nyusi na busca de paz, o país está a viver um ambiente saudável e sólido de negócios, com repercussões positivas na sua economia, havendo condições para o seu relançamento competitivo a nível internacional.

Fernando Bemane indicou que a deslocação do Presidente Nyusi à serra da Gorongosa para o encontro com o líder da Renamo transmitiu sinais positivos de reconciliação nacional rumo à convivência pacífica entre os moçambicanos. “O ambiente de paz que se vive propicia o relançamento da economia, pois os produtores podem alargar as suas áreas de produção e garantir a produtividade. O clima de paz aumenta e reforça a auto-estima do povo moçambicano”, disse o dirigente político.

Por seu turno, o empresário Leandro Causendo Stiven realçou a melhoria do ambiente de negócio durante a primeira metade do mandato de Filipe Nyusi, apesar dos constrangimentos resultantes de factores alheios à sua governação. “O Presidente Nyusi assumiu um país com crise. Definiu prioridades, tomou medidas necessárias para suplantá-la e hoje está aliviado de determinadas pressões. O povo compreendeu que é no meio de dificuldades que decisões acertadas são tomadas”, afirmou.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos