O País – A verdade como notícia

Barragem dos Pequenos Libombos faz descargas

Foto: Pequenos Libombos

Segundo um comunicado de imprensa da Administração Regional de Águas do Sul (ARA-SUL, IP), após período prolongado de seca, na segunda metade da época chuvosa 2020/2021, registou-se precipitação intensa na Bacia do Umbeluzi, o que permitiu uma recuperação satisfatória do armazenamento da Barragem dos Pequenos Libombos (BPL), de cerca de 16% para os actuais 91%.

Segundo a ARA-Sul, as previsões meteorológicas divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) e da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) indicam que há probabilidade de ocorrência de risco moderado a alto na Bacia Hidrográfica do Rio Umbeluzi.

Assim, tendo em conta as previsões hidro-climatólogicas, atendendo o estado de enchimento da BPL e da Barragem de Montante, nomeadamente a Barragem de M’njoli no Reino do E-Swathini e para salvaguardar a segurança da infra-estrutura, a ARA-Sul irá incrementar o volume das descargas na BPL a partir do dia 15 de Outubro corrente, dos actuais 3,2 metros cúbicos por Segundo (m³/s) para 7,5 m³/s.

Com estas descargas, a ARA-Sul pretende garantir reserva para o encaixe de eventuais escoamentos que possam ocorrer durante a época chuvosa que inicia. O presente plano poderá sofrer alterações em função da actualização periódica das previsões e pelo regime das afluências que venham a ocorrer.

Não se prevêem impactos significativos à jusante da BPL, mas, a ARA-Sul apela à sociedade em geral para a tomada de medidas de precaução, evitando a travessia do rio e, sobretudo, a prática da agricultura junto ao leito do rio Umbeluzi e de outros rios na zona sul do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos