O País – A verdade como notícia

Barragem de Macarretane pronta para abastecer água a 12 mil produtores

O Presidente da República inaugurou, hoje, as obras de reabilitação da Barragem de Macarretane, no distrito de Chókwé, província de Gaza. Trata-se de uma intervenção iniciada em Fevereiro de 2019 e tinha em vista a reparação de parte da estrutura que sofreu corrosão causada pela descarga excessiva de água a partir de 2000. Esses episódios repetiram-se nos anos subsequentes, o que colocava em risco toda a estrutura daquela barragem construída entre 1953 e 1955.

Com a reabilitação ora efectuada, está garantida a estabilidade da estrutura e o abastecimento de água a cerca de 12 mil produtores do Regadio de Chókwè.

E porque a barragem construída na Bacia do Rio Limpopo comporta duas pontes, sendo uma rodoviária e outra terrestre, Filipe Nyusi destacou a importância estratégica daquela infra-estrutura para a economia da província, em particular, e o país em geral.

“No ano passado, quando decidimos reabilitar essa barragem, sabíamos que se tratava de um trabalho crucial para o desenvolvimento desta região. Os distritos de Mapai, Chicualacuala, Mabalane dependem desse projecto. Por aqui passam carros e comboios que dinamizam a economia da província de Gaza, sem se esquecer que esta via permite a ligação com o Zimbabwe”, detalhou Filipe Nyusi na sua intervenção, para depois falar da importância que a barragem tem para o sector agrícola.

“Estamos também numa zona altamente produtiva, que precisa ser tratada com toda a seriedade para assegurar o desenvolvimento da província de Gaza e de Moçambique em geral. Estamos satisfeitos porque esta infra-estrutura poderá garantir a irrigação entre 30 e 35 hectares de áreas de cultivo no Regadio de Chókwè. Vai também assegurar também a irrigação de 19 hectares no Baixo Limpopo. Essa mesma água pode ser aproveitada para o consumo humano e do gado”, descreveu o Chefe de Estado.

Noutro desenvolvimento, o Presidente da República falou de outro projecto que visa garantir uma melhor gestão de dois problemas climáticos cíclicos naquela província: a seca e as cheias. “Enquanto não tivermos uma barragem em Mapai, não poderemos mitigar os efeitos desses fenómenos. Como Governo, estamos a trabalhar nesse projecto, e, na altura exacta, iremos nos pronunciar sobre o mesmo”, prometeu sem avançar datas.

As obras de reabilitação da Barragem de Macarretane custaram certa de 8 milhões de dólares financiados pelo Governo, com apoio do Banco Mundial.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos