O País – A verdade como notícia

Banco Mundial fiscaliza obras por si financiadas em Maputo

Foto: AFAR Magazine

Uma missão do Banco Mundial está em Maputo para avaliar os progressos e desafios na implementação do projecto de transformação Urbana da cidade de Maputo, avaliado em 100 milhões de dólares americanos disponibilizado pelo Banco Mundial. A obra tem a duração de 5 anos e tem a finalidade de melhorar as condições de vida dos munícipes de Maputo.

O projecto de transformação urbana de Maputo inclui várias componentes, com destaque para a melhoria dos assentamentos informais, revitalização do centro da cidade de Maputo, crescimento urbano sustentável, implementação de projectos e apoio institucional e resposta a emergências e contingências. O referido programa já está em implementação desde Novembro de 2020, e termina a Novembro de 2025, cujos resultados só serão visíveis em 2023 segundo disse o edil da cidade de Maputo.

“Conforme está desenhado no projecto, as actividades de impacto só irão acontecer por volta de 2023 quando o PDM estiver a terminar”, disse Eneas Comiche.

André Herzog, que chefia os peritos do Banco mundial que estão em Maputo, considera que os 100 milhões de dólares são até aqui o maior montante atribuído a algum município no país e realça que devido a complexidade dos projectos, em carteira e em execução, há esta necessidade de fazer-se o devido acompanhamento.

“Este é um projecto de transformação urbana e estas intervenções têm um porte grande e são complexas. As obras de melhoramento das infraestruturas de base informal, como as obras de drenagem para o controlo das inundações, na baixa da Cidade e as obras que estão a ser feitas para o aterro sanitário entre outras”.

A missão do Banco Mundial vai ficar em Maputo de 6 a 18 de Outubro corrente e vai fazer visitas de campo a vários projectos em implementação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos