O País – A verdade como notícia

Banco Europeu financia reabilitação de sistema de abastecimento de água em Quelimane

O Banco Europeu vai desembolsar fundos para a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água, na cidade de Quelimane. Neste momento, decorre o processo de contratação de um consultor por parte da banca para materializar o acordo.

Posteriormente, seguir-se-ão os estudos ambientais para, pelo menos a partir de 2022, iniciarem os trabalhos que irão até 2024. Espera-se que até ao seu término, a cobertura de água passe de 61% para 80% da população da urbe, estimada em perto de 350 mil habitantes.

Serão construídos 120 quilómetros da rede de distribuição que irá servir a cidade de Quelimane. No distrito de Nicoadala, será reabilitado e ampliado o sistema de captação e tratamento de água.

No mesmo projecto, a previsão é construir uma linha de transporte de água entre Nicoadala e Quelimane, com uma extensão de 45 quilómetros. O objectivo é duplicar a capacidade de fornecimento de 17 para 30 mil metros cúbicos por dia, beneficiando perto de 250 mil habitantes. Os dados foram avançados por Faquira Massalo, director do FIPAG em Quelimane.

Ao todo, são 110 milhões de euros destinados ao programa de recuperação e reconstrução pós-ciclones (PREPOC). O acordo foi assinado em Dezembro de 2020 entre o Governo de Moçambique e o embaixador da União Europeia, em Maputo.

Uma parte do valor será aplicada na reabilitação dos sistemas de abastecimento de água, na Beira, Gorongosa, Manica, Quelimane e Mocuba.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos