O País – A verdade como notícia

Banco de Moçambique já tem filial no Chimoio, em Manica

Entrou em funcionamento uma nova filial do Banco de Moçambique, na sexta-feira, na cidade de Chimoio, província de Manica. O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou a infra-estrutura que fará com que os bancos comerciais, sobretudo, e citadinos daquela urbe deixem de recorrer à cidade da Beira, em Sofala, para levantar e depositar dinheiro, em somas avultadas. São 200 quilómetros de uma cidade para outra.

O edifício ocupa uma área de 2.500 metros quadrados. Trata-se de uma construção de arquitectura moderna e resiliente a mudanças climáticas.

Após a inauguração do empreendimento, Filipe Nyusi disse que a entrada em funcionamento da filial marca o fim do martírio dos bancos comerciais para realizar operações bancárias.

“Com a inauguração da filial de Chimoio, os bancos que operam na província de Manica passam a dispor, localmente, de serviços de depósito e levantamento de numerários junto do Banco Central, reduzindo os riscos e custos associados”, explicou o Chefe de Estado.

Segundo Nyusi, as operações de tesouraria deverão ser facilitadas e menos onerosas. Deve ainda haver maior celeridade no provimento de notas e moeda nacional em perfeitas condições.

Por sua vez, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, agradeceu a todos que tornaram possível a construção do edifício em Manica.

Com a inauguração da filial de Chimoio, o Banco de Moçambique já tem representações em todas as capitais provinciais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos