O País – A verdade como notícia

Banco Central mantém taxa de juro de referência

O Banco de Moçambique (BM) decidiu manter nos 19,50% a taxa de juro de referência do sistema financeiro “prime rate”, a vigor este mês (Abril), ou seja, a mesma que no mês anterior.

A actualização da taxa consta do comunicado divulgado em site oficial do Banco Central, que no entanto, não avança oficialmente os motivos da manutenção da “prime rate”, numa altura em que a banca enfrenta um stress, na sequência do ciclone tropical Idai, que fustigou a região centro do país.

A “prime rate” do sistema financeiro moçambicano é a taxa única de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável e resulta da soma do Indexante Único e do Prémio de Custo.

Esta taxa aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as instituições de crédito e sociedades financeiras com os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída à “prime rate”, mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos