O País – A verdade como notícia

Banco Central e instituições de crédito nacionais unem esforços para a segurança do metical

As notas e moedas do metical passarão a ser geridas de forma mais modernizada e a baixo custo. Para o efeito, foi assinado hoje um acordo entre o Banco de Moçambique e vinte instituições bancárias.

Numa altura em que o executivo está focado na modernização do sistema financeiro e bancário de Moçambique, o Banco Central e outras vinte instituições financeiras assinaram um acordo com vista a conferir maior segurança nas transações envolvendo a moeda nacional.

Segundo Rogério Zandamela, Governador do Banco de Moçambique, cabe ao Banco Central, enquanto emissor, garantir a intergidade das notas e moedas em circulação: “O acordo que acabamos de assinar ajudará a modernizar a gestão do ciclo de numerário, promovendo maior eficiência, ao garantir que a selecção, a contagem, o transporte e a distribuição de notas e moedas do Metical sejam correctamente e a baixo custo”.

Já às instituições de crédito têm a responsabilidade de verificar a autencidade de numerário para se protegerem da falsificação da moeda. Os bancos dizem o acordo é bem-vindo e ajudará a combater problemas de circulação de moeda contrafeita e outros crimes financeiros.

Para George Nheweyembwa, CEO do Mybucks Corporation, um dos grandes desafios dos bancos é o combate aos crimes financeiro e, só com a união de esforços dos bancos e com o apoio do Banco de Moçambique, é que se poderá alcançar resultados: “Este acordo é importante, uma vez que irá ajudar no combate aos crimes financeiros. E um dos maiores desafios é a falsificação de notas e lavagem de dinheiro. Portanto, este memorando é importante ainda porque conta o apoio do Banco Central e todos nós trabalharemos juntos para combater os crimes financeiros”, disse.

O Banco de Moçambique promete apresentar, brevemente, as linhas para a execução deste memorando.

Refira-se que, dentre os vinte bancos, estão  Standard Bank, Absa, Bim, BCI, Banco Único, MBC, UBA, Capital Bank, entre outros.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos