O País – A verdade como notícia

Balói assina memorando para reforçar cooperação com Malawi

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, e o ministro dos Transportes e Serviços Públicos do Malawi, Jappie Mhango, assinam, hoje, um acordo intergovernamental com o objectivo de reforçar a cooperação entre os dois países.

De acordo com o comunicado de imprensa enviado ao nosso jornal, o instrumento jurídico a ser rubricado visa possibilitar a expansão do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, bem como fomentar o crescimento económico, através da promoção e coordenação de negócios economicamente viáveis nos sectores mineiro, de transporte, da agricultura, do comércio e do turismo.

Moçambique partilha com o Malawi a linha-férrea do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, a qual percorre, no país, 700 quilómetros e, no Malawi, 200.

O Corredor Nacala, que engloba a região norte de Moçambique, Malawi e Zâmbia, liga o porto de Nacala ao sistema ferroviário do norte, que por sua vez permite a ligação ao Malawi, criando um serviço eficiente e de custo efectivo.

Malawi e Zâmbia financiaram o projecto com cerca de 73,6 milhões de dólares norte-americanos, com vista a incrementar o volume das suas transacções comerciais para o exterior.

As relações entre Moçambique e Malawi iniciaram na década 60 do século XX, altura em que Malawi alcançou a sua independência da Grã-Bretanha, e ganharam novo ímpeto na década 70, com a independência de Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos