O País – A verdade como notícia

Bacias hidrográficas continuam com nível oscilatório

Foto: O País

Dados da monitoria da situação hidrológica nacional indica que, nas últimas 24 horas, houve registo de chuva fraca à moderada na rede nacional de observação hidroclimatológica, sendo nas bacias dos rios Zambeze em Mitengo (11.7mm); Monapo em Rapale (45.2mm) e Barragem de Monapo (21.3mm); Meluli em Natoa (21.3mm) e Montepuez em Sivica (23.1mm) e Chipembe (11.0mm).

Na zona Centro do país, as bacias hidrográficas dos rios Púnguè em Mafambisse e Zambeze em Caia e Marromeu registam nível hidrométrico oscilatório com tendência a baixar, mantendo-se acima do nível de alerta. Já na região Sul, a bacia hidrográfica do rio Maputo em Madubula regista oscilação do nível hidrométrico com tendência a baixar, face à redução do escoamento de montante, mantendo-se em alerta.

“A bacia do Incomáti, devido ao escoamento de montante, regista oscilação do nível com tendência a subir, mantendo-se abaixo do nível de alerta. As restantes bacias registam níveis oscilatórios com tendência a baixar, mantendo-se abaixo do nível de alerta”, lê-se numa nota da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH).

Quanto ao enchimento das barragens, a situação [de aumento do volume de água] se mantém. Assim, para as próximas 72 horas, a DNGRH prevê um nível hidrométrico oscilatório com tendência a baixar nas bacias do Maputo em Madubula e Zambeze em Caia e Marromeu, podendo sair do alerta. A bacia do Púnguè em Mafambisse poderá registar oscilações, mantendo-se em alerta.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos