O País – A verdade como notícia

Avioneta das FADM cai em Maputo

Uma aeronave da Força Aérea moçambicana caiu, na manhã desta sexta-feira, no Bairro de Hulene “A”, cidade de Maputo, tendo ferido um dos ocupantes. O aparelho ficou destruído e há danos materiais no local da queda.

No avião que caiu seguiam dois ocupantes. Um deles contraiu ferimentos e outro, segundo testemunhas, saiu ileso.

O despenhamento ocorreu no recinto da Escola Primária Completa Hulene “A”, bloqueando, igualmente, uma Rua do interior daquela área residencial. Residentes daquele bairro da periferia da capital do país ficaram assustados e em pânico devido ao estrondo causado pela queda do aparelho.

Celeste Mondlane conta o que assistiu no momento. “Estava perto vi o avião lá em cima, um piloto saltou, o outro que não conseguiu caiu com o avião. É doloroso o que vi aqui. Nunca tinha visto isto, só via nos filmes, vi hoje com os meus olhos. Demoraram vir socorrer a eles”.

O Serviço Nacional de Salvação Pública, a Força Aérea e vários peritos, incluindo técnicos da Eletricidade de Moçambique estiveram no local para descongestionar a via, fazer perícia, para apurar as causas do acidente e remover a aeronave.

Devido ao pavor, a escola suspendeu as aulas. O director da Escola, Arsénio Mangue, diz ter prestado primeiros socorros a uma das vítimas do sinistro. “Ouvimos um forte estrondo, corremos para aqui e vimos a avioneta tombada, evacuamos os alunos suspendemos as aulas por temer que o avião se incendiasse”.

Sabe-se, também, que o avião da Força Aérea de Moçambique regressava de mais uma sessão de treinamento quando caiu, naquele local, depois de ter falhado uma aterragem de emergência devido a uma suposta avaria no motor.

Em comunicado enviado ao “O País”, o Ministério da Defesa e Segurança confirmou o ocorrido e explicou que a aeronave realizava um voo de instrução.

“Para efeito de averiguação das causas do incidente, foi constituída uma comissão de inquérito”, lê-se no documento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos