O País – A verdade como notícia

Avicultores nacionais garantem frango para quadra festiva

Foto: O País

A Associação Moçambicana da Indústria Avícola diz haver mais de 5 mil toneladas de frango de corte entre congelados e vivos, quantidade considerada suficiente para a quadra festiva e nega que haja falta de carne de frango no país, particularmente na Cidade de Maputo.

No início desta semana, o Jornal “O País” esteve no mercado fajardo na Cidade de Maputo, onde constatou escassez de frango. Mas a Associação Moçambicana da Indústria avícola diz haver frangos uma vez que, em finais de Novembro, os aviários a nível nacional povoaram com 3,5 milhões de pintos, número que representa 20% do que foi fornecido no igual período do ano passado, segundo avança Zeiss Lacerda, secretário executivo da Associação Moçambicana da Indústria Avícola.

“Em termos de armazenamento, na região sul, na Província de Maputo, temos produção e quantidade até a quadra festiva de 1275 toneladas de frango garantidas, em Manica, a empresa Abílio Antunes tem 700 toneladas e temos 200 toneladas no norte. Portanto, este produto vai ser distribuído por todo país, daí que julgamos que estamos em situação confortável para a quadra festiva”.

Num dos aviários localizados no distrito de Marracuene, na Província de Maputo, têm 18.500 frangos prontos a seguirem ao matadouro correspondentes a cerca de 24 toneladas que, em breve, estarão no mercado.

Leotélio Sitoe está a frente do referido aviário e considera que os outros avicultores não têm agido de boa-fé sempre que chega a quadra festiva. “Eu acho que não há falta de frango no mercado, o que está a acontecer é uma retenção o que quer dizer faltando quatro a cinco dias da quadra festiva, maior parte dos avicultores, vai começar a vender frangos. E eles já fazem um plano para tirar o frango antes do dia 25 e 31”.

Espera-se também que o sector familiar contribua com 2.875 toneladas de frango vivo para o mercado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos