O País – A verdade como notícia

Avenida Guerra Popular em Maputo será reabilitada a partir de hoje à noite

Foto: O País

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo vai, a partir da noite de hoje, reabilitar a Avenida Guerra Popular, uma importante via, mas degradada há mais de 10 anos. Os munícipes e os automobilistas reagem com satisfação à decisão da edilidade e dizem que esperam ver os resultados.

É através de um aviso que o Município de Maputo deu conta do início das obras a 06 de Setembro corrente, mas, no terreno, ainda não há nenhum sinal de máquinas a roncarem no sentido de aliviar os cidadãos e automobilistas das dificuldades pelas quais passam por aquela via.

O director de Infra-estruturas Urbanas no Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Saturnino Chembezi, disse que questões logísticas e administrativas ditaram o atraso e garantiu que, esta terça-feira à noite, as obras vão arrancar. “A partir de hoje à noite, acho que lá para às 21 horas, vamos começar. Pronto é a actualização que lhe posso fazer neste momento. Ontem, como eu disse, não foi possível, porque há várias questões logísticas e administrativas que são necessárias; como também estamos nesta época de restrições era importante garantir que as coisas estivessem bem organizadas.”

A fonte avança ainda que não será a reconstrução da Guerra Popular, mas sim o tapamento de buracos e melhoramento do asfalto. “Se olhar para os buracos que estão lá, verá que têm várias categorias, há uns que atingem completamente o solo. Então, nós, primeiro, vamos estabilizar os buracos, ou seja, colocá-los mais ou menos à superfície, vamos colocar material de enchimento, depois vamos colocar o asfalto por cima, vai ficar um pavimento nivelado. É verdade que é um remendo, não é uma resselagem total; resselagem total será feita numa outra altura, no âmbito de um outro projecto que está ainda em desenho.”

Essa intervenção pode ditar o fim do martírio, devido aos buracos ali existentes, o que dá alento e esperança aos utentes daquela rodovia. Aurélio Zulo, condutor de “chapa” na rota Anjo Voador – Praça dos Combatentes, diz que a reabilitação é bem-vinda, pois vai evitar o desgaste das peças do seu carro. Por seu turno, Marta Ernesto, munícipe de Maputo que seguia viagem na sua viatura particular, disse que vai agradecer bastante assim que aquela avenida estiver reabilitada, porque “andar nestes dias por esta via é demasiado difícil”.

Saturnino Chembezi não avançou quanto dinheiro o município vai aplicar nesta intervenção da Avenida Guerra Popular, remetendo o assunto à empreitada.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos