O País – A verdade como notícia

Autoridades na província de Maputo lançam Fórum de Emprego  

Foi lançado, esta quarta-feira, o Fórum Provincial de Emprego na província de Maputo. Na ocasião, o governador Júlio Parruque anunciou que a partir de 2021 serão disponibilizados cinco milhões de meticais, anualmente, para apoiar iniciativas juvenis.

No ano passado foram criados 478.909 empregos no país, no sector público e privado. De Janeiro a Setembro do ano prestes a findar, houve 175 mil empregos e a pandemia da COVID-19 é a causa da pouca disponibilidade de vagas, segundo avançou Eduardo Chimela, director nacional do Observatório de Emprego na Secretaria de Estado, Juventude e Emprego.

“Este é o pior ano”, porque não foi possível “chegar aos 200 mil empregos”, disse a fonte, salientado não perceber as razões dos questionamentos em relação aos 174 mil empregos criados.

O lançamento do Fórum Provincial de Emprego juntou dirigentes provinciais e distritais, bem como empresários. Discutiu-se sobre as oportunidades de empregabilidade na província de Maputo, onde o desemprego é um flagelo principalmente para os jovens.

Para reverter o cenário, estão em marcha várias iniciativas e programas governamentais. “Como Conselho Executivo Provincial, continuaremos a promover com os parceiros mais oportunidades de emprego, especialmente para a camada jovem, através de diversas iniciativas da província”, disse Júlio Parruque e anunciou a criação de um fundo de pelo menos cinco milhões de meticais, anualmente, para financiar actividades a que se referiu, a partir do próximo ano.

As acções inserem-se no compromisso presidencial de criar três milhões de postos de emprego neste quinquénio.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos