O País – A verdade como notícia

Autoridades na província de Maputo lançam Fórum de Emprego  

Foi lançado, esta quarta-feira, o Fórum Provincial de Emprego na província de Maputo. Na ocasião, o governador Júlio Parruque anunciou que a partir de 2021 serão disponibilizados cinco milhões de meticais, anualmente, para apoiar iniciativas juvenis.

No ano passado foram criados 478.909 empregos no país, no sector público e privado. De Janeiro a Setembro do ano prestes a findar, houve 175 mil empregos e a pandemia da COVID-19 é a causa da pouca disponibilidade de vagas, segundo avançou Eduardo Chimela, director nacional do Observatório de Emprego na Secretaria de Estado, Juventude e Emprego.

“Este é o pior ano”, porque não foi possível “chegar aos 200 mil empregos”, disse a fonte, salientado não perceber as razões dos questionamentos em relação aos 174 mil empregos criados.

O lançamento do Fórum Provincial de Emprego juntou dirigentes provinciais e distritais, bem como empresários. Discutiu-se sobre as oportunidades de empregabilidade na província de Maputo, onde o desemprego é um flagelo principalmente para os jovens.

Para reverter o cenário, estão em marcha várias iniciativas e programas governamentais. “Como Conselho Executivo Provincial, continuaremos a promover com os parceiros mais oportunidades de emprego, especialmente para a camada jovem, através de diversas iniciativas da província”, disse Júlio Parruque e anunciou a criação de um fundo de pelo menos cinco milhões de meticais, anualmente, para financiar actividades a que se referiu, a partir do próximo ano.

As acções inserem-se no compromisso presidencial de criar três milhões de postos de emprego neste quinquénio.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos