O País – A verdade como notícia

Autoridades comunitárias capacitadas sobre prevenção da COVID-19 na Zambézia

Pelo menos 1.755 pessoas entre líderes e agentes comunitários, membros de ligação escola/comunidade e pacientes de centros de saúde foram munidas com informações sobre a pandemia do Coronavírus e formas de prevenção no distrito da Molumbo, província da Zambézia.

A Acção abrangeu os povoados de Mongessa, Maluwa, Muguliua, Matanta/Nantuto, Nabawa, Ntocota, Camião, Malico, Namucumua, Corromana e Cazimbe e foi desencadeada pela Direcção Distrital de Saúde de Molumbo, em parceria com Projecto Vila Sustentável de Molumbo, de acordo com um comunicado enviado ao “O País”.

A iniciativa enquadra-se no âmbito da disseminação de informação educacional para prevenção do Coronavírus. Até segunda-feira, o número de infectados mantinha-se 39, em 1.150 indivíduos testados, em Moçambique, segundo dados do Ministério da Saúde.

No mundo, a doença tinha contaminado 2.414.464 pessoas e causado 165.174 óbitos, dos quais 4.356 óbitos entre o último domingo e segunda-feira.

Entretanto, 629.433 pessoas recuperaram da COVID-19.

Em África, reportava-se, ontem, 22.275 casos confirmados, um cumulativo de 1.119 óbitos e 5.489 recuperados.

O distrito da Molumbo, no nordeste da Zambézia, tem mais de 300 mil  habitantes. A maioria dedica-se à agricultura e comércio trans-fronteiriço com o vizinho Malawi e em feiras periódicas, diz o comunicado a que nos referimos.

De referir que o Projecto Vila Sustentável de Molumbo (PVSM) é implementado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), através do Centro do Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT) e conta com o financiamento do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), do Fundo de Solidariedade Islâmica para o Desenvolvimento (FSID) e do Governo de Moçambique, lê-se no documento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos