O País – A verdade como notícia

Autoridade Tributária de Moçambique aborta descaminhamento de 220 litros de gasolina na Beira

Seis camiões contendo cerca de 220 mil litros de gasolina, foram apreendidos pela Autoridade Tributária de Moçambique na Beira, depois do proprietário ter simulado que o combustível foi descarregado num navio. Se a operação fraudulenta se consumasse o Estado perderia mais de um milhão de meticais.

Os 220 mil litros de gasolina estão avaliados em cerca de 14 milhões de meticais, que estavam a ser desviado para um local ainda por se apurar. A acção fraudulenta começou nos armazéns da Petromoc onde foram requisitados, por uma empresa que manuseia combustível, 240 mil litros para o abastecimento de um navio internacional que se encontra ancorado no porto de pesca da Beira. Sendo um navio internacional a empresa que requisitou o combustível deveria ter pago direitos aduaneiros, uma vez que se trata de uma reexportação, facto que não aconteceu, de acordo com António camacho, porta-voz da ATM na Beira.

Ele explicou ainda que os seis camiões que transportavam os cerca de 240 mil litros de gasolina, apenas descarregaram no navio chines, cerca de 20 mil litros.

“De seguida foi simulada um reencaminhamento do resto do combustível a um dos tanques da PETROMOC. O referido tanque tem a capacidade de apenas 80 mil litros contra os 220 mil que estavam nos seis camiões. Portanto estas são as evidências que estamos perante uma tentativa de descaminho”.

Refira-se que a província de Sofala tem sido palco de muito trânsito falso de combustível com vários destinos, e esta é certamente uma das operações fraudulentas envolvendo funcionários de empresas públicas e privadas.

“O descaminhamento de combustível é uma operação complexa e obviamente demanda várias partes. E isto é o que será provado em sede de tribunal. Neste momento decorre um trabalho de apuramento para sabermos que está envolvido ao nível do terminal donde saiu o combustível e para onde ia o combustível e que irai recebe-lo”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos