O País – A verdade como notícia

Autarquia da Maxixe vai retomar a retirada de vendedores das ruas da urbe

Em Maio último o Conselho Autárquico iniciou a retirada de vendedores de todas as ruas da urbe. A edilidade abriu dois mercados novos onde colocou todos os vendedores, como forma de dar um novo rosto a capital econômica de Inhambane. De início, a saída não foi consensual uma vez que havia pontos por esclarecer em relação ao destino dado aos mesmos, situação que ficou ultrapassada e todos os vendedores concordaram em abandonar as ruas e passar a exercer a actividade dentro do mercado.

Alguns meses depois os vendedores regressaram as ruas, mas o edil da Maxixe Fernando Bambo, diz que a autarquia vai retomar a retirada dos mesmos, uma vez que segundo Bambo, tal como se organiza uma casa, o mesmo deve acontecer com a Cidade. Bambo acrescenta que se as ruas foram feitas para circular viaturas, então, lá só deve haver viaturas. Os vendedores devem estar no mercado e quem queira algo ora comprar deve também ir ao mercado.

Bambo defende que o processo deve ser negocial, sem recurso a violência por parte da polícia municipal, uma vez que a postura municipal indica onde cada actividade deve ser realizada. Aquele que não concordar, deverão ser aplicados mecanismos legais para forçar o munícipe a se confirmar com a lei, sem ter que usar a violência.

Não poucas vezes ouvem-se queixas em relação a actuação da polícia municipal da Maxixe. Fernando Bambo diz que tais situações devem ser reportadas para o devido tratamento “se o munícipe tem conhecimento de algo, ele que venha ao município ou ao comando da polícia municipal reportar, nós vamos averiguar e se se provar que o agente violou as suas obrigações como agente da lei e ordem, serão aplicadas medidas punitivas previstas na lei" disse Fernando Bambo.

Refira-se que há muito que o município da Maxixe luta para retirar os vendedores da ruas, como foram de melhorar a circulação de pessoas e viaturas na urbe.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos