O País – A verdade como notícia

Aumento de casos da COVID-19 deixam MISAU em alerta

Depois da desaceleração da pandemia entre de Março a Maio, em apenas 14 dias deste mês, o país diagnosticou 773 novos casos da COVID-19, contra 442 casos em igual período do mês passado, representando uma aceleração de novas infecções na ordem de 42.8%

Os dados e sinais de alerta foram deixados nesta segunda-feira, pelo Ministério da Saúde (MISAU), durante a actualização da situação epidemiológica do novo Coronavírus no país.

“Esse aumento preocupa sobremaneira o MISAU, porque pode deitar por terra todo o esforço até agora desenvolvido pela sociedade moçambicana para conter a propagação da COVID-19, principalmente depois de uma segunda vaga que teve um impacto desastroso, caracterizada por aumento de casos positivos, internamentos e óbitos nos meses de Janeiro e Fevereiro”, sublinhou, Benigna Matsinhe, Directora Nacional-Adjunta de Saúde Pública.

Matsinhe sublinhou que o aumento de casos positivos nos primeiros 14 dias deste Junho sugerem que as pessoas estão a falhar no cumprimento das medidas gerais de prevenção e combate à COVID-19 que são sobejamente conhecidas.

“O nosso apelo vai no sentido de que as pessoas devem continuar firmes no cumprimento das medidas gerais da prevenção e combate à COVID-19 e evitar tomar atitudes negligentes por se considerar que a desaceleração da pandemia significa o fim da doença entre nós”, salientou.

Em sentido oposto ao aumento de novos casos da doença, o sector da Saúde registou, nos primeiros 14 dias deste mês, em comparação com o mesmo período de Maio, uma continuação desaceleração de doentes internados nas unidades sanitárias e centros de isolamento e ao número de óbitos.

“Nas primeiras duas semanas de Junho, foram internados 39 doentes contra 55 durante igual período do mês de Maio, uma redução na ordem de 29.1%. o número de óbitos também baixou, de 12 para cinco, uma redução na ordem de 58.3%“.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos