O País – A verdade como notícia

Aumenta crédito às empresas públicas e privadas

Banco de Moçambique prevê um aumento do crédito ao sector empresarial nos próximos meses.
O crédito ao sector privado mostra uma tendência para a recuperação este ano, contrariando a trajectória negativa de 2018, ano marcado por um grande volume de emissões de títulos de dívida pública, com a vista ao financiamento do défice das contas do Estado.

Nos primeiros dois meses do ano, o crédito concedido às empresas públicas e privadas foi de cerca de 3.7 biliões de meticais, com o endividamento do sector privado a situar-se nos 2.5 biliões de meticais, um incremento em 1.3 por cento, e o ramo empresarial públicos não financeiro a registar um fluxo de 1.2 bilião de meticais, mais 8 por cento que o registo anterior.

O Banco de Moçambique refere que a melhoria deste indicador reflecte a redução das taxas de juro dos empréstimos e o aumento da confiança do sector empresarial, motivado pela postura do Estado em honrar os seus compromissos, com a efectivação do pagamento atrasados.  

No entanto, e segundo ainda o Banco Central, o crédito às famílias continua desfavorável ao aumento do consumo, a avaliar pelo seu elevado grau de endividamento e pelos níveis das taxas de juro de empréstimos. Concretamente, entre Janeiro e Fevereiro, o crédito bancário às famílias foi de apenas 295 milhões de meticais.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos