O País – A verdade como notícia

Atribuída “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique” a mais de 1.500 moçambicanos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, atribui a “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique” a 1.529 cidadãos nacionais.

A “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique” é atribuída em reconhecimento da participação activa de cidadãos nacionais na luta de libertação da pátria moçambicana, nas frentes da luta armada ou clandestina, do combate diplomático e da informação e propaganda, da batalha pelo triunfo da independência nacional, bem como do esforço abnegado tendente a valorizar as conquistas da moçambicanidade e do desenvolvimento nacional, refere uma nota da Presidência, enviada do “O País”.

A distinção, feita através de decretos presidenciais separados, abrange igualmente as seguintes personalidades: Eduardo Joaquim Mulémbwè, com a “Ordem Samora Moisés Machel, do 1º Grau”; Filipe José Couto, com a “Ordem Samora Machel, do 2º Grau”; e Joaquim Américo Paulo Maquival, com a “Ordem Militar de 25 de Setembro, do 1º Grau”.

Abrange ainda Maria Rosa Jaide Madeira Carimo, com a “Medalha Nachingwea”; Horácio Alberto Nahipa, Horácio Arosio Charles, Manuel Francisco Dias, Neto Ernesto Mahunguele e Teles Elízio Alberto Paiva, com a “Medalha de Mérito Militar”; Alsácia Atanásio Nhacumbe, com a “Medalha de Mérito da Ciência e Tecnologia”; Aurélia de Aurélio Manave, Lucas Sinoia Januário, Pio Augusto da Silva Matos e Raimundo Franisse Chevavele, com a “Medalha de Mérito Desportivo”; e Carlos Manuel Cipriano Lopes Pereira, com a Medalha de Mérito de Ambiente”.

A imposição de insígnias a estas e outras personalidades terá lugar no dia 25 de Setembro, durante a celebração do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Para o efeito, o Presidente Nyusi determinou, através de despacho presidencial, delegar os poderes aos secretários de Estado da cidade de Maputo e de todas as províncias do país, diz a nota da Presidência.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos