O País – A verdade como notícia

Atrasada afectação de Membros de Assembleias de Voto na Beira

O processo de afectação dos Membros das Mesas de Voto para a votação de quarta-feira está atrasado na Autarquia da Beira. Ao todo são 1 528 Membros de Mesas de Voto (MMV´s) que, a um dia das eleições, ainda não sabem onde vão trabalhar. A afectação devia ter sido concluída até a tarde de ontem mas só será feita hoje, o que aperta os prazos dos últimos detalhes para a votação de inicia as 07 horas de amanhã em todas as 387 mesas de votos.

Por volta das 10 horas desta segunda-feira, parte deles estiveram concentrados na delegação do Secretariado Técnico de Administração (STAE) cidade da Beira para saber da sua situação. A Chefe-Adjunta da Repartição de Formação e Educação Cívica, que representa a Renamo no STAE é que denunciou a situação, responsabilizando o chefe da repartição pelo problema.

“Existe a afectação que ainda não se fez até hoje, porque nós ainda não temos esses dados. E o dia 10 já é depois de amanhã, que é quarta-feira. As pessoas precisam de preparar-se que é fazerem-se ao terreno. Esperavamos que os formadores entregassem as propostas ao STAE da cidade da Beira, na Repartição de Formação e Educação Cívica para que junto das propostas dos formadores, a repartição iria sentar para conferir a veracidade”, explicou Fátima Machicana, que acrescentou que “estes documentos não chegam a repartição. Contactamos o chefe da repartição e ele não nos diz nada, dai que não há transparência”.

E é por falta de transparência, que Fátima Machicana suspeita a existência de manobras de fraude eleitoral. “Temos informações de que depois dos formadores trabalharem vão ser Presidentes das Mesas de Voto. Isto mostra claramente que existe um forte indício, uma forte intenção de fraudar as eleições de 2018”, terminou.

Por volta das 12 horas, o chefe da repartição já se encontrava no STAE mas recusou-se a esclarecer a situação, enquanto os seguranças tentavam impedir a captação de imagens. O director do STAE na Beira também não esclareceu as reais razões do atraso. Mais tarde foi colada uma informação na vitrine na instituição, segundo a qual as listas com a afectação dos Membros das Mesas de Voto serão afixadas hoje as 06 horas.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos