O País – A verdade como notícia

Até 2024 108 distritos terão estação meteorológica

Foto: Presidência da República

O projecto de instalação de uma estação meteorológica será implementado em 108 distritos até 2024. Esta iniciativa, lembre-se, visa alertar as comunidades com antecedência sobre os eventos climáticos.

Moçambique está entre os países mais vulneráveis aos desastres naturais, notando que os eventos climáticos extremos são cada vez mais frequentes. Diante desta realidade, o Governo impõe desafios de estender a informação meteorológica para todos os distritos do país.

“Os distritos precisam de ter a informação em primeira mão sobre os eventos climáticos que podem assolar o próprio distrito. Por esta via, o Governo está a mostrar claramente o seu cometimento em relação à preocupação que tem em alertar as comunidades com antecedência, para que possam precaver-se e adoptar formas de resiliência de forma atempada”, disse Janfar Abdulai.

Por sua vez, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) diz que o acesso à informação em tempo recorde vai ajudar outros sectores a tomarem medidas de precaução. “A informação meteorológica é de consumo multissetorial e cada sector, a partir do momento que tem essa informação, passa a actuar na prevenção e, por via disso, teremos sucesso na redução do número de óbitos”, disse Adérito Celso, director-geral do INAM.

Uma vez que as perdas de vida que são na sua maioria causadas por desabamento das infra-estruturas, as comunidades deverão receber técnicas para melhorar as suas construções, segundo avançou o INAM.

A informação foi avançada esta sexta-feira, durante a reunião de avaliação da época chuvosa e ciclónica 2021/2022.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos