O País – A verdade como notícia

Ataque terrorista faz 34 mortos na Nigéria

Foto: Noticias ao Minuto

Pelo menos 34 pessoas perderam a vida em consequência de um ataque terrorista no noroeste da Nigéria. Segundo fontes locais, o ataque ocorreu neste domingo e um grupo de militares foi, igualmente, atacado pelos malfeitores.

“Homens não identificados atacaram a aldeia de Madamai, no distrito de Kaura, 34 residentes foram mortos no ataque e sete ficaram feridos”, confirmou o chefe da Segurança do Estado de Kaduna, Samuel Aruwan, citado pela imprensa internacional.

De acordo com a fonte, os soldados foram enviados para o local do ataque, onde ficaram sob fogo, antes de forçar os atacantes a recuar após uma intensa troca de tiros.

Para além das perdas de vidas humanas, algumas casas foram incendiadas pelos atacantes na periferia da aldeia, mas as tropas apagaram o fogo em três das casas e conseguiram resgatar seis residentes.

Em consequência da actuação das forças militares, dois suspeitos foram detidos e estão a ser interrogados.

O ataque de domingo na Nigéria é o mais recente de dezenas de ataques que têm aterrorizado a região há vários anos.

Bandos de criminosos, alguns com inspiração extremista religiosa, conhecidos localmente como ‘bandidos’, têm saqueado aldeias, roubado gado e raptadas pessoas, exigindo normalmente um resgate.

Só este ano, estes bandos atacaram escolas e universidades, tendo raptado mais de 1.400 estudantes, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que calcula que pelo menos um milhão de crianças na Nigéria não podem ir à escola no ano letivo que começa este mês, por causa da violência na sequência dos raptos que ocorreram nos últimos meses.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos