O País – A verdade como notícia

Ataque rebelde faz 20 mortos na RDC

Foto: DW

Rebeldes ugandeses terão matado 20 pessoas, durante um ataque protagonizado na noite de domingo, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC).

De acordo com Christophe Munyanderu, coordenador da Convenção para o Respeito dos Direitos Humanos (CRDH), citado pela DW, além das mortes, os rebeldes “queimaram 30 casas e raptaram alguns jovens” durante um ataque que teve lugar em território Irumu, na província de Ituri.

Segundo avançou um activista, a probabilidade de aumentar o número de mortos é maior, uma vez que podem ser descobertos mais corpos à medida que decorre um trabalho de busca por possíveis óbitos.

A cidade já não sofria este tipo de ataques há algum tempo, o que permitiu “o regresso de muitos habitantes, mas agora todos fugiram para a cidade”, disse Munyanderu, que denunciou a presença de bases das ADF em vários pontos próximos da cidade, “sem a mínima reação das autoridades”.

As ADF são um grupo rebelde de origem ugandesa, mas estão actualmente sediadas no nordeste da RDC, perto da fronteira do país com o Uganda.

Segundo o Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, as ADF foram responsáveis por cerca de 1.260 mortes em 2021, sendo o grupo armado mais letal da RDCongo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos