O País – A verdade como notícia

Ataque informático deixa sites de entidades estatais inoperacionais

Foto: Pplware

Circula, desde a manhã desta segunda-feira, a informação de que vários sites/páginas de instituições estatais de Moçambique sofreram um ataque informático e estão inoperacionais. O “O País” está a procurar entrar em contacto com as entidades responsáveis por garantir a segurança dessas plataformas, nomeadamente o Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação (INTIC).

Depois de várias insistências, o Gabinete de Informação do Governo (GABINFO) emitiu um comunicado a remeter o esclarecimento sobre o assunto para 16h00 de hoje. Entretanto, fonte ligada ao Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM) disse que esse problema poderia ter sido evitado. O nosso interlocutor avançou que, em 2019, o Governo incumbiu ao Ministério dos Transportes e Comunicações, através do INCM, a elaboração da Política e Estratégia de Segurança Cibernética Nacional.

O trabalho foi iniciado, até houve consulta pública. Sucede que, refere a mesma fonte, quando o INCM levou a estratégia pronta para o Conselho de Ministros para consequente análise e aprovação, o INTIC interveio, contestando que aquela era a sua atribuição e não do INCM. Face a esse posicionamento, o então ministro dos Transportes, Carlos Mesquita, para evitar alaridos, deu orientações para que o documento fosse entregue ao INTIC, mas, de lá para cá, nada foi feito para a operacionalização do referido instrumento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos