O País – A verdade como notícia

Ataque à Palma: EUA manifestam solidariedade e apoio a Moçambique

Os Estados Unidos da América reiteram solidariedade e apoio a Moçambique, manifestando determinação no combate e erradicação do extremismo violento em Cabo Delgado.

John Kirby, porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, reagiu com repulse aos ataques da última quarta-feira em Palma e disse que “continuamos determinados a cooperar com o Governo de Moçambique no contra terrorismo e no combate ao extremismo violento e a derrotar o ISIS”, disse porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA.

Em declarações esta segunda-feira, o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América acrescentou que os ataques foram uma falta de respeito aos moçambicanos.

“O ISIS demonstrou uma total falta de respeito pelo bem-estar e segurança da população local, que sofre terrivelmente com as táticas brutais e indiscriminadas dos terroristas”, acrescentou.

Entretanto, John Kirby não disse como os Estados Unidos vão apoiar as autoridades moçambicanas no combate ao terrorismo.

Recorde-se que no passado dia 10, os Estados Unidos designaram o Estado Islâmico de Moçambique (ISIS-Mozambique), também conhecido por Ansar al-Sunna e Al-Shabab, uma organização terrorista e avisaram que qualquer instituição ou indivíduos que se envolvam com o grupo estarão sujeitos a sanções americanas e a possíveis acções de agências policiais americanas.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, lembrou, na altura, que essa designação “é um importante passo na luta global para se derrotar o ISIS (Estado Islâmico)”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos