O País – A verdade como notícia

AT premeia melhores pagadores nacionais de impostos

São três as empresas que se destacaram no tocante ao pagamento de impostos no país, nomeadamente, Cervejas de Moçambique, Vodacom e Movitel e foram premiadas esta semana pela Autoridade Tributária (AT) à margem da celebração do Dia do Contribuinte.

Na ocasião, a presidente da AT, Amélia Muendane, destacou o facto de as três empresas estarem a contribuir, de forma exemplar, para a redução do défice fiscal do país, o que se traduz, progressivamente, na redução da dependência externa de Moçambique.

No caso específico da CDM, a Autoridade Tributária de Moçambique (AT) realçou a sua proactividade e inovação relativamente ao uso de plataformas tecnológicas para o cumprimento de obrigações fiscais.

Nesse âmbito, a CDM foi convidada, no decurso da cerimónia de lançamento do Portal do Contribuinte, a partilhar a sua experiência no uso da tecnologia, com enfoque específico na e-Tributação, que aquela empresa está pioneiramente a usar desde Junho de 2021.

Hugo Gomes, administrador da CDM, explicou, na ocasião, que uma das vantagens do uso da plataforma e-Tributação em sede da liquidação de impostos tem a ver com o facto de aquela empresa ter passado a cumprir com obrigações sem necessidade de deslocação física.

Entre as tributações pagas, está o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC), o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS) e o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Com o lançamento do Portal do Contribuinte, o IVA passou a ser electronicamente liquidável apenas nesta plataforma, mantendo-se o IRPC e o IRPS na e-Tributação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos