O País – A verdade como notícia

AT denuncia desonestidade por parte de algumas multinacionais

Há multinacionais que se fazem passar por pequenas, médias empresas para tirar proveito do Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes em detrimento das pequenas empresas, denunciou, hoje, a presidente da Autoridade Tributária.

Amélia Muendane falava, esta terça-feira, à margem do lançamento do livro “Trauma Oral e Maxilo-Facial”, da médica Nádia Fortes. E a sua intervenção na equipa do jornal “O País” foi sobre a saúde da economia nacional, mostrando preocupação com fragilidades para que as empresas nacionais façam negócios com os mega-projectos, o que prejudica a economia nacional.

“Temos o regime do Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes (ISPC). O que acontece é que, neste momento, este imposto traz uma série de destruições macroeconómicas, porque as grandes empresas procuram infiltrar-se e beneficiar-se do mesmo em detrimento das pequenas empresas”, afirmou Amélia Muendane, presidente da Autoridade Tributária.

Muendane recordou que o desenvolvimento da economia de uma nação é ditado pelo investimento interno e afirmou que a falta de honestidade por parte de algumas multinacionais dificulta o progresso do empresariado nacional pelo poder de empregabilidade.

“As pequenas e médias empresas contribuem bastante, não apenas em arrecadação de receitas, mas também em termos de emprego. Elas empregam aquela população que tem baixos rendimentos”, explicou Muendane.

De acordo com a dirigente, já existem estratégias para massificar a presença das empresas nacionais nos grandes investimentos. “Do nosso lado, como cobrador de impostos, é assegurado que as pequenas e médias empresas tenham um fortalecimento e já avançámos com uma política de cooperativismo para que se associem e possam consolidar a sua capacidade financeira de investimento”, avançou a presidente da Autoridade Tributária.

Muendane defendeu a necessidade de sensibilizar e educar fiscalmente as empresas, com vista a salvaguardar a economia do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos