O País – A verdade como notícia

Assimi Goïta é novo Presidente de transição do Mali

O Tribunal Constitucional do Mali declarou, hoje, o coronel Assimi Goïta Chefe de Estado e Presidente da transição, com o argumento de abrir caminho ao regresso dos civis ao poder no Mali.

O coronel Assimi Goïta era vice-presidente do Mali e um dos homens fortes no Mali, desde o golpe de Estado que liderou a 18 de Agosto do ano passado.

A sua nomeação pelo Tribunal Constitucional, para o cargo de presidente de transição no Mali, surge depois de ele próprio ter deposto o seu superior, o Presidente Bah Ndaw, e o primeiro-ministro Moctar Ouané.

Bah Ndaw e Moctal Ouane foram igualmente detidos por militares, e na quinta-feira restituídos à liberdade.

Por falta de ambiente político para os dois governantes reassumirem as suas funções, o Tribunal Constitucional indicou o vice-presidente do Mali para conduzir o destino do país até as próximas eleições.

Aliás, além de depor o presidente e primeiro-ministro do Mali, há dias, Assimi Goita garantiu a realização de eleições em 2022.

Na passada terça-feira, Assimi Goïta disse que havia demitido Bah Ndaw e Moctal Ouane dos seus cargos alegadamente por tentativa de formação de um novo governo de transição à revelia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos