O País – A verdade como notícia

“‘Asas quebradas’ é um mapa sobre a busca da identidade”

Aldino Muianga assinala 30 anos de produção literária com o lançamento de mais uma obra, intitulada “Asas quebradas”. Como é habitual, o escritor continua, neste “voo rasante”, a desfigurar o quotidiano urbano, com uma narrativa inspirada em factos reais que o colocaram face a face com o problema de identidade – individual e social.

Com esta obra, o autor pretende trazer uma reflexão sobre o nosso ser, como cidadão e como membro de uma sociedade.

“‘Asas quebradas’ é um mapa sobre a busca da identidade, disse Muianga, assinalando que uma busca pela identidade é uma grande aventura, é uma grande preocupação para as pessoas que não conseguem inserir-se no seio da família e da sociedade”.

Enquanto escrevia, Muianga pensou em desistir do livro por achar que era muito complexo. “Desde a terceira parte, tive que parrar e pensar qual seria a melhor saída entre uma e outra para o desfecho. Quero, nesta obra, despertar nos leitores a busca de identidade, é uma metáfora sobre uma identidade que queremos redescobrir porque a partir de um certo ponto da nossa história perdemos as coordenadas do nosso destino”.

Para os que se iniciam na carreira literária o autor recomenda o exercício de leitura e escrita e discussão com outros leitores. Além disso, o escritor falou, no Auditório do BCI, em Maputo, onde o livro foi lançado hoje, um pouco mais de si, sobre a experiência de inventar universo fictícios. “É um processo complexo e, ao fim de 30 anos, sinto-me muito feliz porque continuo a produzir obras que muitos críticos consideram de muita qualidade, é um trabalho aturado, intenso, longo e doloroso. Muitas vezes é preciso ter muito sacrifício”.

Em “Asas quebradas”, Muianga conta a história de duas mulheres, uma mãe que é abusada sexualmente pelo seu tio, e de uma filha que, quando adulta, começa uma busca incessante pelas suas origens, depois de nascer numa “casa errada”.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos