O País – A verdade como notícia

Artistas plásticos expõem na Cadeia Feminina

André Macie, Bena Filipe, Butcheca, Chauque, Dora, Faira Beatriz, Leidito Penga, Siquisse e Vovó’s inauguram, esta quinta-feira, uma exposição colectiva para reclusas, na Cadeia Feminina de Ndlavela, em Maputo.

As reclusas da Cadeia Feminina de Ndlavela, na Matola, Província de Maputo, terão a oportunidade de comemorar o Dia da Mulher Moçambicana de uma forma diferente. Por volta das 9 horas desta quinta-feira, André Macie, Bena Filipe, Butcheca, Chauque, Dora, Faira Beatriz, Leidito Penga, Siquisse e Vovó’s irão inaugurar a exposição colectiva Inclusiva naquele serviço penitenciário. Com a actividade, na verdade, a ideia é levar a arte ao encontro das reclusas, como forma de lembrar que elas são como toda a gente e que o facto de estarem presas não lhes reduz a humanidade.

Referindo-se à sua iniciativa, que iniciou há dois anos, tendo sido suspensa ano passado por causa da COVID-19, a artista plástica Bena Filipe, esta quarta-feira, em Maputo, acrescentou: “O que queremos é mostrar às reclusas o que tem sido feito fora da cadeia em termos de manifestações ligadas às artes plásticas”. Assim, sublinhou a artista: “Esperamos alertar à sociedade moçambicana que, nós, os artistas, nos identificamos com as reclusas e esperamos que elas tenham esperança. Queremos contribuir para que elas estejam preparadas para a liberdade. Elas são como nós e merecem uma segunda oportunidade”.

Porque a cadeia não é um lugar de fácil abertura ao público externo, a exposição colectiva, entre 7 e 11 deste mês, será visitada pelas reclusas e pelo pessoal que lá da trabalha. No entanto, Bena Filipe explicou que, depois, a mesma mostra será exibida numa galeria ou numa sala de exposições fora do serviço penitenciário, de modo a que mais pessoas possam ver as obras em causa.

Na Cadeia Feminina de Ndlavela, igualmente, André Macie, Bena Filipe, Butcheca, Chauque, Dora, Faira Beatriz, Leidito Penga, Siquisse e Vovó’s irão orientar workshop e oficinas de pintura com as reclusas.

Por fim, mesmo a encerrar a Semana da Mulher Moçambicana, Bena Filipe organizou uma equipa de mulheres, desde artistas a apresentadoras de televisão, que irão disputar um jogo de futebol com as reclusas, na Cadeia Feminina de Ndlavela, no sábado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos