O País – A verdade como notícia

Artistas nacionais representam Moçambique na Feira Internacional na índia

Moçambique participa na 35º edição da Surajkund International Crafts Mela 2022 (Feira Internacional de Artesanato Mela), que decorre de 19 de Março a 04 de Abril, em Faridabad, Haryana, na Índia.

O país é representado, no evento, por 10 artistas, sendo dois artesãos (Eduardo Elissane e Carlitos Buana), quatro músicos dos Massukos (Simão Fontes, Feliciano dos Santos, Merce Combe, Chaibo Gemusse), uma actriz (Cândida Bila) e três bailarinos (Alexandra Jamisse, Luís Sala, José Jalane), cobrindo Maputo, Sofala e Niassa.

Nas suas apresentações, os Massukos vão explorar sons acústicos dos seus quatro álbuns, enquanto a actriz e os bailarinos levam uma obra baptizada pelo nome “Moçambique, eu te quero”. Os artesãos, a grande atracção, deverão explorar as potencialidades que o espaço oferece em termos de negócios. A feira Internacional faz um casamento perfeito entre o artesanato e o turismo.

Um dia antes da sua partida para a Índia, os bailarinos reuniram num encontro híbrido com a ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, onde a governante recomendou à delegação a esmerar-se para orgulhar o povo moçambicano.

“Estou feliz por esta representatividade. A nossa luta é descentralizar e estamos já a trabalhar nessa linha. É por isso que levamos a esta feira internacional artistas representativos do norte, sul e centro do país. Esse é o nosso cometimento. Estejam com espírito aberto, aprendam e ensinem. Estaremos atentos à vossa prestação e estamos certos de que vão levantar a nossa bandeira”, afirmou Materula.

Os artistas, em “uníssono”, assumiram a responsabilidade de representar Moçambique com dignidade. A delegação moçambicana que está a representar Moçambique integra três oficiais do Ministério da Cultura e Turismo, e é chefiada pelo Assessor da Ministra da Cultura e Turismo para a Área da Cultura, Tiago Langa, sendo os outros quadros Cândida Mata e Ernesto Xerinda.

Surajkund International Crafts Mela 2022 mostra a riqueza e a diversidade do artesanato e é a maior feira de artesanato do mundo. O evento é organizado anualmente pelo Departamento de Turismo de Haryana, em Surajkund, Índia. O evento acolhe artistas e turistas de mais de 20 países, incluindo Sul da Ásia, África e Europa, que participam activamente para tornar esta feira um evento de sucesso.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos