O País – A verdade como notícia

Artistas moçambicanos e indianos promovem cooperação cultural em Maputo

Vários artistas moçambicanos e indianos partilharam o palco no Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, este sábado, na Cidade Maputo. A iniciativa da Associação Cultural Indiana de Moçambique pretende contribuir para a manutenção dos laços históricos entre Moçambique e Índia.

 

No dia em que se celebrou 47 anos da independência nacional, a Associação Cultural Indiana de Moçambique realizou um evento artístico que consistiu em promover diferentes tipos de danças tradicionais moçambicanas e indianas. Durante duas das três horas que durou o evento, dançarinos e bailarinos partilharam no palco do Centro Cultural da Universidade Eduardo Mondlane, na Cidade de Maputo, momentos de revisitação do passado ainda bem presente do quotidiano de dois países com muito em comum.

A terceira edição da iniciativa da Associação Cultural Indiana de Moçambique foi essencialmente promovida em prol do intercâmbio cultural que deve aproximar os moçambicanos aos indianos e vice-versa. “Este é um evento em que nós promovemos as culturas de Moçambique e da Índia, com grupos locais e indianos. O que nós pretendemos é garantir essa mistura de culturas porque ambos os países mantém ligações históricas muito antigas”, disse Nand Kumar, Presidente da ICA (Associação Cultural Indiana de Moçambique).

Realçando a intervenção de Nand Kumar, o Presidente da ANDAGOA (Associação Moçambicana dos Naturais, Descendentes e Amigos de Goa, Damão e Diu), Ricardo Velho, afirmou: “O objectivo deste evento é promover aquilo que é a actuação cultural e a cooperação Índiana-Moçambique. E a nossa intervenção, como ANDAGOA, é promover a identidade cultural de Goa, Damão e Diu”.

A representar a Ministra da Justiça, que não pôde estar na cerimónia por questões de agenda, esteve o Director Nacional para Assuntos Religiosos, Albachir Macassala: “Nós sabemos que laços culturais vão muito além daquilo que são laços políticos ou de outra índole”.

No evento, de facto, viu-se vários tipos de danças moçambicanas e indianas. No palco, estiveram dançarinos de várias idades: crianças, adolescentes, jovens e adultos. As apresentações, com efeito, foram feitas individualmente, em grupos de três ou mais pessoas, ora com músicas indianas, ora ao som de timbilas e batuques.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos